Circuito LABxS: 5 passos para formatar a sua ideia em um bom projeto

O Instituto Procomum realizou ontem (1º de fevereiro) a Oficina de Criação para os interessados em inscrever ações no Circuito LABxS. Ministrada pelo designer e fundador do LABxS (Lab Santista), Niva Silva, a atividade  foi realizada no Espaço Dínamo (Maker Space da UNIMONTE).

Circuito LABxS - Oficina de Criação (UNIMONTE, 01/02/2017, Santos-SP).

Para ajudar àqueles que não conseguiram formatar sua ideia de ação em um projeto para a chamada pública, a equipe do IP adaptou a metodologia da oficina em um passo-a-passo. Confira:

1 – Colocando ideias no papel

Em três pedaços de papel, escreva:
-Título ( dê um nome para o seu projeto)
-Ação ( descreva a ação que você pretende realizar ou qual é o seu projeto)
-Visão de mundo ( qual o projeto de mundo você defende? Quais são os seus ideiais?)

2 – Ampliando a sua visão de mundo

Somente com o papel “Visão de mundo”, realize um brainstorming e liste todas as atividades, ações e iniciativas que podem promover essa visão de mundo. Faça isso em um novo papel, de preferência maior.
Esse é um momento de não criar julgamentos. Não descarte ideias. É legal convidar amigos para colaborar com diferentes visões e ideias.

3- Viabilidade das ideias

Você provavelmente vai ter uma lista enorme de ideias e iniciativas que gostaria de realizar. Agora você deve selecionar quais são as melhores ideias, levando em conta os seguintes critérios: Viabilidade técnica e temporal, viabilidade orçamentária e benefícios à comunidade atingida.
É interessante votar uma ação por critério, podendo a mesma ação receber mais de um voto.

4- Crie uma ilustração

Você provavelmente chegou a uma ação ou uma série de atividades. É bacana ilustrar (pode ser de maneira simples) o conceito da sua ideia/ação. O desenho ajuda a simplificar e entender qual a sua  ação e visão de mundo.

5- Tudo pronto! Inscreva o seu projeto!

Essa metodologia é um processo criativo que ajuda a formatar ideias em projetos. Aproveite o percurso para entender melhor qual o seu objetivo e o que é possível realizar no momento. Por fim, o nosso processo não é uma competição e sim a construção de uma rede. Participe.

Inscreva-se: www.procomum.org/circuitolabxs

640 427 Editor
Compartilhar:

Comente

Pesquisar por