Carregando Eventos

(19/07 – 14h às 15h – LABX-Santos)
Sinopse: Oficina lúdica e imersiva com práticas sobre o primeiro cinema e exibição de curtas de animação, para crianças de 7 a 10 anos.

 

O CINEME-SE é um Festival com foco na experiência do cinema, que propõe uma mistura entre o audiovisual imersivo, a gastronomia e a cidade criativa. Trabalha a partir de um conceito colaborativo, construído por meio de visões coletivas de todos os níveis, do roteirista ao espectador. Criado em 2004 em Santos/SP, com objetivo de estimular a experimentação de realizadores da imagem em movimento e a formação de novas plateias para as múltiplas possibilidades de se fazer cinema, e dessa forma promover um maior intercâmbio entre realizadores, pensadores e o espectador, para criarem um espaço de construção de sentidos, de investigação e de novas realidades.

São 14 anos de realizações e agora em sua 10ª edição, o Festival continua a expandir seu formato, fica mais imersivo e propõe ao espectador uma maior participação a partir do tema “Montagem no Cinema entre os saberes e os sabores da escolha”. Outra novidade é que a partir desta edição, o CINEME-SE acontecerá em duas cidades, nos dias 18, 19 e 20 de julho será em Santos/SP, e 21 e 22 de julho, será em São Paulo/SP. A proposta é construir uma ponte cine imersiva entre o mar e a metrópole. Cada sessão abordará o tema central e expandirá seus conceitos a partir de práticas lúdicas e imersivas com gastronomia e o aroma do café, a bebida que historicamente também une as duas cidades.

Haverá ações transmídias, painéis imersivos com especialistas sobre o tema central e sessões com filmes projetados na tela e em realidade virtual. O Festival tem um caráter cultural e não competitivo, visando exibir filmes de longa e curta-metragem e videoperformances que contribuam para o desenvolvimento sociocultural do realizador e do espectador. Há também a participação de VJ’s (vídeo jokeys), com apresentações de curta duração.

O Cineme-se é realizado pela Produtora Ricci Filmes, com curadoria do fotojornalista e cineasta Eduardo Ricci, Colab de Co Criação com o Grupo EraTransmidia – São Paulo. Apoio Cultural do Cineclube Lanterna Mágica e LabCine, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Estúdio Gato Preto, Lab-X Santos, Okida Arte e Design, Lobo Estúdio, Sesc Santos, Vídeo Paradiso, Tescom, Esconderijo Criativo e Senac São Paulo. Apoio Institucional da SPCine, Fórum da Cidadania e Cultura de Santos. Entre outras instituições que estão sendo contatadas.