O Hackathon da Horta propõe uma maratona de desenvolvimento e prototipação de uma ferramenta que seja capaz de atender as necessidades mais urgentes das agricultoras de forma sustentável. Vamos projetar e construir, com a comunidade e um time de 10 fazedores mão na massa, uma trituradora de galhos movida à energia cinética de uma bicicleta: a Papa Galhos.

A trituradora poderá aliar um aumento de produtividade da composteira existente na horta Bons Frutos com consumo zero de energia, uma vez que ao ser movida à pedaladas pode ser operada na horta, aonde não existe fornecimento de energia elétrica. Em última instância ela também propiciará às agricultoras e voluntários da horta a possibilidade de prática de exercício físico ao operá-la, fazendo com que a quebra de galhos e folhas possa também ser uma atividade lúdica e saudável.

A ação acontecerá em duas etapas: um fim de semana de ideação e desenvolvimento do projeto e outro de construção e implementação do protótipo final. Vamos aliar técnicas digitais e manuais, high tech e gambiarra, propiciando aos participantes da maratona a oportunidade de aprender fazendo. Ao longo dos dois finais de semana da maratona cada passo do desenvolvimento do projeto e soluções
encontradas serão documentados, para que ao final possamos compartilhar o projeto, assim como manuais de como constuir e vídeo passo a passo, com oobjetivo de que a Papa Galhos possa ser replicada em hortas comunitárias na baixada santista e em outras cidades do Brasil.

Ao final da maratona vamos promover um evento de encerramento aberto ao público que contará com: a inauguração da papa galhos pela comunidade, uma roda de conversa sobre sustentabilidade em hortas comunitárias e um concurso de desenhos para as crianças cujo vencedor será o logo da Papa Galhos.

 

Participantes:
Maria Augusta Bueno
Penelope Casal de Rey
Fernanda Tosta
Cesar Branco
Juliana Braz
Gabriela Bernd

 

Área de atuação: design cidadão

Website: http://www.saopaulolab.cc

Facebook: http://www.facebook.com/saopaulolab