#HUBxS: Direito & Políticas De Ordenamento Urbano

Convidamos instituições, entidades, movimentos, coletivos e pessoas interessadxs a participar do nosso terceiro encontro, a ser realizado no dia 10 de julho de 2018, a partir das 19 horas, na sede do Instituto Procomum.

As políticas de ordenamento territorial consistem em dezenas de leis e centenas de regulamentos para o uso da terra, da moradia, da infraestrutura e dos nossos recursos naturais. Cada uma delas com seus pontos de partida, procedimentos, requisitos e problemáticas específicas mas que interagem de maneira transversal.
Existem diversas políticas de planejamento territorial ao redor do mundo. A maneira que essas políticas são construídas vai depender bastante da composição de diferentes atores e perspectivas, mas também e principalmente, dos instrumentos que possibilitam o exercício democrático dos processos de tomada de decisão. A qualidade da gestão, manutenção e efetivação dessas políticas é fator determinante para a diminuição das desigualdades sócio-espaciais na nossa cidade.
Apenas quando conseguirmos construir um sistema de governança com mecanismos de engajamento efetivamente participativos e plurais, as diferentes camadas da sociedade poderão ter equidade no acesso de serviços básicos rumo à construção de uma Santos socialmente inclusiva e comprometida com o desenvolvimento sustentável.

A atividade é aberta, gratuita e não exige inscrição prévia.

O HUBxS, fruto de anseios compartilhados entre docentes e estudantes da UNIFESP, bem como entre equipe e colaboradorxs do Instituto Procomum, propõe a criação de um novo espaço de interface e diálogo entre interessadxs em questões relativas às dinâmicas territoriais presentes na Baixada Santista. Através de um cronograma de eventos mensais cujo intuito é o compartilhamento de práticas e saberes, desejamos dar visibilidade a projetos de ação e pesquisa já desenvolvidos na região e contribuir para o fortalecimento da rede já existente. Acreditamos numa ética da troca e da partilha e temos como pressupostos a colaboração e a autogestão no rumo de uma potencial inteligência Comum.

1100 768 Editor
Pesquisar por