TEMAS ABORDADOS

 
– Captações tradicionais e alternativas
– Prática e Conteúdo
– Onda Colaborativa e Captação Coletiva
– Crowdfunding e Matchfunding
– Criatividade na forma de ver um projeto
– Pré produção e pós produção também são recursos
– Gestores culturais influenciam patrocinadores
– Leis de Incentivo
– Redes de Contato
– Comunicação para sustentabilidade
Curso elaborado através de pesquisas e experiências práticas de gestoras culturais que experimentaram variados tipos de captação de recursos através de Crowdfunding, Matchfunding, relação com fundações internacionais e outras
possibilidades que fogem dos tradicionais editais e leis de incentivo.
 
O desafio no cenário de inovação em captação de recursos é uma constante no dia-a-dia do gestor cultural, onde
Crowdfunding e Matchfunding são modalidades que crescem no contexto nacional e internacional, e que são ainda pouco exploradas pelos financiadores brasileiros.
 
Planejamento e comunicação são a base para provocar encontros, diálogos e novas construções no campo da
colaboração cultural e também são abordados.
 
METODOLOGIA
 
É baseada em apresentações de casos práticos que subverteram as lógicas mais tradicionais de captações de recursos e obtiveram sucesso. Assim, após os casos, são apresentados os conceitos por trás de tais experiências, de forma a proporcionar um aprendizado mais dedutivo, menos expositivo e unidirecional. A troca de experiências, portanto, é estimulada durante todas as etapas, já que o público alvo costuma trazer bagagens pessoais que complementam o conteúdo, e possibilitam um coaching colaborativo entre os projetos da turma. Há 2 atividades práticas que visam amalgamar o conteúdo do dia, de maneira prática e útil após o término da formação. A principal meta da atividade é fazer com que os projetos sejam olhados de uma forma ampliada, criativa e atrativas para diferentes fontes de recursos!
 
MEDIADORAS
 
JONAYA DE CASTRO
Gestora cultural e idealizadora do labExperimental.org, integrante da Cátedra Unesco de Cultura e Desenvolvimento, coautora do Guia “Inspirador” com Instituto Goethe e MinC e da publicação “Matchfunding, Captação Criativa”, financiada via PROAC de Economia Criativa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
 
DANIELA TEIXEIRA
Foi gestora cultural do movimento Pimp my Carroça, e coautora da publicação “Matchfunding, Captação Criativa”, financiada via PROAC de Economia Criativa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Trabalhou na Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura.
Inscrições encerradas