Participe da oficina Consumo Crítico e Mudança de Hábitos

O Lab Santista vai oferecer uma série de oficinas multidisciplinares a partir do mês de maio.

A primeira delas é uma série de rodas de conversa e debates sobre Consumo Crítico e Mudança de Hábitos – Tecnologias para o Bem Viver com Geraldo Varjabedian entre os dias 15/5 e 12/6, sempre às terças-feiras, das 14h às 17h, na sede do Lab Santista (rua Sete de Setembro, 52. Vila Nova, Santos-SP).

Serão 5 encontros com os seguintes temas: Consumo crítico e mudança de hábitos de consumo; Alternativas de alimentação (dois encontros); Higiene pessoal e cosmética; e Higiene doméstica.

As oficinas são marcadas pelas dinâmicas de degustação e receitas práticas para as mudanças de hábito a partir da ótica do Consumo Crítico.

Proponente: Geraldo Varjabedian

Duração : 5 encontros

Data: 15/05 – 12/06  – 14h às 17h

A proposta contempla cinco encontros.
Primeiro Encontro -Consumo Crítico e Mudança de Hábitos de Consumo
Segundo Encontro -Alternativas de Alimentação
Terceiro Encontro – Alternativas de Alimentação II
Quarto Encontro – Higiene pessoal e Cosmética
Quinto Encontro – Higiene Doméstica

Sobre Geraldo Varjabedian
Cursou Letras na FFLCH – USP, a partir do que ingressou nos movimentos literários de SP envolvidos com o a questão ambiental, incluindo inciativas pioneiras de impressão gráfica em papéis reciclados.

Formação difusa na área de comunicação em oficinas de rádio, atuação em rádios comunitárias, produções gráficas para a área cultural e publicitária.

Desde 1987, em ateliê próprio atua em design, desenvolvimento , produção e comércio de produtos em materiais alternativos, particularmente, papéis artesanais e papéis reciclados industriais. A partir da ECO 92, atua no mercado de papéis reciclados gráficos e, no final dos anos 90 inclui a reciclagem e reaproveitamento de tecidos.

Voluntário da Agenda 21 a partir de 2005, atua em Bertioga e região em processos ligados ao Capítulo IV – Mudança de Hábitos de Consumo [atual capítulo XII da Agenda 2030]

Atualmente, atua como ativista nas áreas de sustentabilidade e meio ambiente, além de educador socioambiental popular, oficineiro do SESC- Bertioga e outros; sempre na área de Mudança de Hábitos, Segurança Alimentar, Economia Solidária e afins.

Descrição completa do curso

Primeiro Encontro

Consumo Crítico e Mudança de Hábitos de Consumo – em formato de roda de conversa conceitual sobre os sete erres, sustentabilidade etica e os Ciclos de Vida pré e pós-consumo.
Prática: “O Jogo da Pizza” – construção coletiva de entendimento sobre os impactos do consumo.

Segundo Encontro
Alternativas de Alimentação I – Alimentação Viva – Em formato de Roda de Conversa conceitual com breve abordagem sobre Crudivorismo, Sucos Verdes, Leites Vegetais, Germinação de Sementes e preparo de alimentos em geral sob este prisma, com as suas implicações positivas ao meio ambiente.
Prática: Noções de germinação de sementes para alimentação, preparo de pasta de germinados, degustações.

Terceiro Encontro
Alternativas de Alimentação II – PANC – Em formato de roda de conversa conceitual sobre PANC [ Plantas Alimentícias Não Convencionais], Soberania e Segurança Alimentar.
Prática: Preparo e degustação de Suco Verde Selvagem, a partir de PANC.

Quarto Encontro
Higiene pessoal e Cosmética – Hábitos pessoais de consumo corriqueiros e seus impactos no meio ambiente numa leitura pré e pós-consumo.
Prática: preparo de receita básica de xampu de baixíssimo impacto.

Quinto Encontro
Higiene Doméstica: – Hábitos de higiene doméstica e seus impactos no meio ambiente numa leitura pré e pós-consumo.
Prática: preparo de produto de limpeza doméstica à base de bicarbonato de sódio ou vinagre, dependendo da estrutura local.

Editor
Compartilhar:
Pesquisar por