A relação entre as artes e comunidades está na essência do processo de construção do LABxS. Com a Colaboradora pretendemos focar no desenvolvimento de projetos de arte e cultura com dimensão comunitária para irrigar e fortalecer a economia e a rede de criação colaborativa de Santos.

Por isso a ideia de abrir uma chamada pública para selecionar 13 projetos de arte e cultura que, durante 10 meses, terão acesso gratuito a infraestrutura e a rede articulada do Labxs.

Ao longo destes 10 meses prevemos a realização de atividades formativas definidas de forma coletiva pelos integrantes da Colaboradora e do LABxS, a partir de um fundo de formação autogovernado.

Ou seja as regras de convivência, cuidado com o espaço, gestão dos recursos e eleição dos cursos serão decididos pelos próprios participantes do processo.

Também receberemos residências criativas, com convidadas e convidados internacionais e nacionais para o intercâmbio de ideias e experiências com proponentes do projeto e com o público do Laboratório Santista, para que essa rede se fortaleça também em âmbito nacional e internacional.