GT AUDIOVISUAL

O Grupo de Trabalho de Experimentação Audiovisual (ex/av) do LABxS convida profissionais e entusiastas do audiovisual (com e sem experiência) para participar da criação coletiva de um filme e um fotozine na região central de Santos-SP.

A ideia é criar de maneira colaborativa ao decorrer do segundo semestre. Vamos realizar uma série de encontros e oficinas para compartilhar e trocar conhecimento, produzindo conteúdo coletivamente.

Ou seja, o fotozine e o filme são produtos escolhidos para estimular a criação de um coletivo permanente que vai fomentar novas formações e projetos. Já chegamos a pensar em oficinas livres, interação com a comunidades (como produção audiovisual com o celular, por exemplo) ,produção de vídeos clipes e curtas, conteúdo educativo, entre outras ideias.

Por isso, convidamos todos as interessados para uma roda de conversa na quinta-feira, 30/8, às 18h30, na sede do LABxS ( rua Sete de Setembro, 52. Santos-SP).

Na ocasião, vamos apresentar nossos conceitos, objetivos e plano de trabalho do grupo para abrir o processo criativo a demais interessados.

Criamos uma pequena ~F.A.Q~ com algumas dúvidas que podem surgir:

Preciso de experiência para participar?

Não. A ideia é unir diferentes níveis de saberes e aprendizados.

Preciso de equipamento para participar?

Ajuda. Somos um grupo que está utilizando equipamento pessoal para o trabalho. Qualquer contribuição para o processo é bem-vinda.

Existe custo para participar?

Não, a participação é aberta e gratuita. Obviamente podemos ter custos de produção ao decorrer do processo. E tudo será decidido coletivamente.

Existe verba para produção?

A princípio não. A ideia do grupo de trabalho é realizar peças audiovisuais de baixo custo, no estilo guerrilha – até para estimular a criatividade e a formação técnica do grupo. A partir disso criaremos demandas que levarão a projetos, incentivos, apoios, financiamentos, etc.
Mas estamos buscando fundos de financiamento para o grupo e suas produções. Nada impede que o grupo busque outras fontes de financiamento caso deseje realizar algum projeto específico.

O filme e o fotozine já tem um tema?

Não. A ideia é decidir o tema coletivamente em um processo de escuta com os moradores do bairro.

Outros saberes são bem-vindos?

Sim. Somos um grupo de trabalho interdisciplinar e entendemos que outros saberes podem contribuir para a criação audiovisual, por exemplo, eletricista, carpinteiros, programadores, arquitetos, artistas, músicos e outros são bem-vindos.

O grupo termina após a realização do filme e do fotozine?

Não. A intenção é criar um grupo permanente, com estímulo permanente a formação técnica e a elaboração de novas ideias, criações, produtos etc.

Como participar?

Estamos nos reunindo semanalmente na sede do LABxS, organizados por um grupo de Whats App (acesse o link para entrar https://chat.whatsapp.com/1Jad4O3gkYEEVDj5J7CV1S) e de email (envie mensagem para victor@procomum.org com seu endereço eletrônico caso deseje entrar para o grupo).

WhatsApp.com

GT Audiovisual LABxS
WhatsApp Group Invite
– Para experimentar e produzir conteúdo audiovisual ( sem medo de errar e de colocar-se como autor);
– Para aprender e ensinar ( a partir das demandas e ideias);
– Para fomentar o audiovisual como possibilidade concreta e acessível ( e possibilitar a autonomia dxs outrxs);
– Para criar o sentimento de grupo e produção coletiva